Dica de Inglês: BE THE APPLE OF SOMEONE’S EYE

BE THE APPLE OF SOMEONE’S EYE

 A maçã do olho de alguém?

 

A expressão to be the apple of someone’s eye, se traduzida ao pé da letra, pode até ficar parecida com “ser a maçã do olho de alguém”, mas seria essa a melhor tradução? Que tal darmos uma olhada na origem da expressão primeiro para depois respondermos melhor à pergunta? 😉

 

Esse Idiom tem origem na expressão the apple of my eye, que é bastante antiga. Apareceu pela primeira vez em um trabalho atribuído ao Rei Aelfred (o Grande) de Wessex, aproximadamente no ano de 885 D.C., ainda em Inglês Antigo (Old English). Embora apareça em várias citações da Bíblia, foi Sir Walter Scott quem se encarregou de fazer com que a expressão se tornasse mais popular após incluí-la em seu famoso romance Old Mortality, em 1816.

Seu significado original vem da ideia de que a pupila dos olhos assemelha-se a uma maçã, daí a mesma ser chamada de “maça do olho” por muitas pessoas. Se pensarmos que a visão é geralmente considerada como um de nossos sentidos mais vitais, começa a fazer sentido utilizar “apple of the eye” ou “maça do olho” como uma metáfora daquilo que nos é mais precioso.

Retornando à questão da tradução, dependendo da frase onde a expressão é encontrada (se referida a alguma pessoa), faz mais sentido traduzir be the apple of someone’s eye como “ser a menina dos olhos de alguém”, ou até mesmo como “ser o favorito de alguém”. Ambas são as traduções mais utilizadas para essa expressão. Deem uma olhada nos exemplos:

                       

Little Mary has always been the apple of her grandmother’s eye.

[A pequena Mary sempre foi a menina dos olhos da avó]

 

His youngest son was the apple of his eye.

[Seu filho mais novo era seu favorito]

Fez sentido, não é?

We hope you have enjoyed and found it useful! See you!

Alexandra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s